Gálatas
2:16 – “Sabendo, contudo, que o homem
não é justificado por obras da lei e sim mediante a fé em Jesus Cristo, também
temos crido em Jesus Cristo, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo,
e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.”
Paulo
como que franze o cenho, olhando para Pedro e os demais apóstolos e discípulos,
usando de sua fina dialética, mostra-lhes o poder do evangelho.
Circuncisão
era uma exigência da Lei Cerimonial, necessária antes de Cristo.
Mas após a morte do Senhor, cumprir esse ritual era buscar justificação pelas
obras; por isso Paulo rebateu essa posição, pois o necessário agora era
demonstrar e exercer fé no sacrifício de Jesus, e nada mais. Querer, portanto,
praticar esse ritual depois que foi cancelado, era tentar justificar a si
próprio, o que contraditava o Evangelho de Jesus.
Por
isso Paulo enfatizava: “Por obras da lei ninguém será justificado.”Corretíssimo.
A Lei Cerimonial não se compunha somente do dogma da circuncisão,
mas de uma infinidade de cerimônias; porém, o problema na ordem do dia é ela. O
foco principal discorrido entre Paulo e os demais, é a circuncisão comentada na
epístola.
Gálatas
2:21 – “Não anulo a graça de Deus,
porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu inutilmente.”
Antes
do advento do Messias, Deus dera aos judeus, em especial, um ritual
maravilhoso. Um conjunto de cerimônias, acompanhado de variadas ordenanças. Sua
obrigação era exigível, pois todo o cerimonial apontava para Jesus. Era
portanto necessário até que Ele viesse. Vindo porém o Filho de Deus, todo
aquele cerimonial, embora belo e requerido, tornara-se inútil, pois era sombra
de Jesus (Hebreus 10:1). Paulo por sua vez, compreendeu assim, aceitou o fato e
colocou-o em prática. Por isso, indignou-se, ao ver, agora, novamente os
discípulos voltarem a circuncidar-se.
Mais
irritado ficou, ao notar os próprios apóstolos presenciarem essa disposição de
suas ovelhas e nada fazerem. Permaneciam inertes. Daí causar, em Paulo, repulsa
tal que levou a repreender não somente os discípulos mas também a Pedro. Paulo
não concordava de modo algum, com a atitude daqueles homens que tiveram repetidas
vezes o esclarecimento do plano de salvação. Um plano tão detalhado, com o seu
cumprimento na morte vicária de Jesus, voltar agora aos rituais abolidos. E se
essas praticas pudesse justificar o oferente, então Jesus teria morrido
em vão, asseverava Paulo.
Ressaltando
que a “lei” focada é sem dúvida nenhuma a Lei Cerimonial, pois tudo
está exatamente dentro do mesmo fim explicativo de Paulo, da seqüência do
pensamento discorrido por ele no capítulo 2. Por isso não há por que isolá-lo.
Isolando-o, perderá seu sentido real. Destruirá o pensamento proposto
e ardorosamente defendido por Paulo.
Gálatas 3:10 – “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as cousas escritas no livro da lei, para praticá-las.”
Se
tivéssemos aberto a Bíblia agora, tomando este versículo separado, lendo-o, e
em seguida fechando-a, certamente iríamos interpreta-la de maneira errônea. Mas
infelizmente é dessa forma que a mensagem do apóstolo Paulo é estudada por
muitos. Servindo-se deste versículo, muitos pregam inverdades e escrevem
grosseiras falsidades, enganando muita gente sincera.
1.º
– Quem pratica ou permanece em
“todas cousas escritas no livro da lei” está sob maldição. Logicamente não
poderá ser a Lei Moral ou os Dez Mandamentos, que a Bíblia nos
mostra sem deixar qualquer dúvida. As Escrituras deixam bem claro que os Dez
Mandamentos são eternos e não mudam. E estes mesmos Dez Mandamentos
entregue a Moisés no monte Sinai foram divididos sabiamente em duas partes pelo
Seu Criador.
Os
quatro primeiros dizem respeito à nossa obrigação para com Deus, e os seis
restantes, para com o nosso próximo. Assim que, amar a Deus de todo coração, de
toda a alma e entendimento, é cumprir os primeiros Quatro Mandamentos da
primeira tábua de pedra. E amar nossos semelhantes como a nós
mesmos é cumprir os Seis Mandamentos restantes na
segunda tábua de pedra. Portanto se isso é maldição,
pedimos-lhe para afirmar: é irracional, incabível, insuportável e inverossímil.
2.º
– Essa lei que Paulo menciona foi
escrita em um livro. Portanto, só isso
bastaria para os sinceros crentes compreenderem que essa lei focada pelo
apóstolo é a Lei Cerimonial, haja vista que os Dez Mandamentos
foram escritos pelo próprio Deus e em pedras(Êxodo 31:18). Ora,
pedra é granito, livro é pergaminho, pele de animal e casca de madeira. Por
isso mesmo é bastante diferente. Ademais, quem escreveu essa lei
insistentemente abordada em Gálatas, não foi Deus, e sim Moisés, é o que
descobrimos na leitura de Deuteronômio 31:24, que diz: “Tendo Moisés acabado
de escrever, integralmente, as palavras desta lei num livro…”
Gálatas
4:5 – “Para remir os que estavam
debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.”
A
Lei Cerimonial apontava para Cristo como afirma Paulo, e Cristo veio exatamente
para tomar o lugar da oferta que era morta no ritual da manhã e da tarde, pelo
pecado. (Êxodo 29:38 a 41; Isaías 1:13; Malaquias 2:8 e 9). Ele acabou com
todos os símbolos que apontavam para Sua obra redentora. Por isso recebemos a
“adoção de filhos”. Fomos precipitados pelo pecado, perdemos a condição de
filhos; entretanto agora, arrancados das garras de Satanás, fomos “adotados” por
Cristo, pelo Seu sangue e sacrifício na cruz do Calvário. Paulo procurava
insistentemente mostrar aos gálatas que, com a vinda do Messias Jesus, o homem
não podia ser salvo sob o judaísmo, escorado na Lei Cerimonial.
Gálatas
4:9 e 10 – “Mas agora, conhecemos a
Deus, ou antes, sendo conhecidos de Deus, como estais voltando outra vez, a
esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais
dias, e meses e tempos, e anos.”
Após
um longo estudo sobre as diferenças entre a Lei Moral e Cerimonial, temos
certeza absoluta onde encaixar e enquadrar “esses rudimentos fracos e pobres.”
Entretanto deixaremos bem gravado que a “lei” enfocada novamente por Paulo, é
aquela que a Bíblia nos diz ser: Lei Cerimonial, porque:
1.º
– Na seqüência do pensamento de
Paulo está se mostrando a inutilidade daquelas cerimônias introduzidas pelos
judaizantes em sua ausência. Diz que é maldito (Gálatas 3:10) todo aquele que
praticar aquelas obras, depois que se tornaram obsoletas. Por outro lado, na
Lei Moral, não existem cerimônias. Pelo contrário Ela enobrece o homem,
moralizando-o, daí não conter maldição.
2.º
– Menciona Paulo que a Lei
Cerimonial foi escrita em um livro (Gálatas 3:10), ao passo que a Lei Moral foi
escrita em blocos de pedra (Êxodo 31:18).
3.º
– Diz Paulo que a Lei
Cerimonial tinha um propósito: mostrar a obra redentora de Cristo. E
isso não pode ser requerido da Lei Moral. Nos Dez Mandamentos não
há ordem para circuncidar, nem matar animais, ou outro ritual qualquer, os
quais simbolizavam e apontavam a obra de expiação de Jesus.
4.º
– Ninguém será maldito por
guardar a Lei Moral; pelo contrário, ela ajuda o homem a tornar-se elevado,
nobre e a ter bons princípios. A Lei do Senhor (Dez Mandamentos) é perfeita
(Salmo 19:7).
5.º
– A Lei Moral não tem “rudimentos”,
e sim “Mandamentos” (Salmo 119:34 a 36). Em Romanos 7:12: “Por
conseguinte, a Lei é santa; e o Mandamento santo, e justo, e bom.”
Fica
por conseguinte, claríssimo que a “lei” de “rudimentos
fracos e pobres” jamais pode ser a Lei Moral, que é enaltecida por
Paulo, e que mesmo a fé não pode anular (Romanos 3:31). “Pelo contrário, a
Bíblia diz que os Dez Mandamentos e o testemunho de Jesus são
requisitos, características, para distinguir os filhos de Deus, nos
momentos finais deste mundo. (Apocalipse 12:17 e Apocalipse 14:12).”
6.º
– Portanto a Lei Cerimonial é que
se enquadra no texto, pois ela, sim tem “rudimentos”, e estes são
comprovadamente, “fracos e pobres”, foram e são impotentes para
justificar. Cumpriram sua missão e pronto. Acabou. E note o paradoxo, foram anulados pela fé em Cristo.
7.º
– A Lei Moral não exige a
guarda de “dias” e sim de “um” dia, ordenado
por Deus – o Sábado – memorial eterno do Seu poder
Criador.
8.º
– Na lei Cerimonial havia sim “dias”,
“meses” e “anos”. Eram sete festas anuais,
consideradas feriados altamente solenes, são elas:
1.ª
– Páscoa.
2.ª
– Festa dos Pães Asmos.
3.ª
– Festa das Primícias
(Pentecostes).
4.ª
– Memória da Jubilação (Festa das
Trombetas).
5.ª
– Dia da Expiação.
6.ª – 1.º Dia da Festa dos Tabernáculos.
7.ª – Último Dia da Festa dos Tabernáculos.
Estas
festas se davam no decorrer do ano judaico. Eram datas fixas em dias móveis.
Por exemplo, data fixa quer dizer: um dia de determinado mês. Dia móvel indica
que esse dia podia cair em uma segunda, quarta, quinta,
sábado, etc. (Assim como o nosso sete de setembro, que é feriado nacional, não
cai continuamente no mesmo dia da semana, porém é uma data fixa – sete de
setembro). Eram “dias” guardados com tanta solenidade pelos
judeus que se assemelhavam ao sábado do sétimo dia da semana, porque,
naqueles “dias”em que caíam tais festas, toda a
nação parava. [Veja também em Guiados Para Vencer I: Comparando a Lei Moral e a
Lei Cerimonial].
Os
afazeres cotidianos e seculares findavam, semelhante ao que faziam durante o Sábado
do Senhor. Aliás esses “dias” eram também chamados de sábados
(Isaías 1:13 e 14; Oseías 2:11). A páscoa ocorrida na semana em que Cristo foi
crucificado, coincidiu cair no dia de Sábado do Sétimo dia da semana; por isso
foi “grande aquele Sábado” (João 19:31). Era o sábado cerimonial, dentro do
Sábado Moral dos Dez Mandamentos.
Assim
que, os gálatas guardavam “dias” (eram esses feriados), “meses”
(porque eram meses fixos), e “anos” (durante todos os anos,
até a morte de Jesus – Hebreus 10:1). Exatamente como enfatizou Paulo aos
gálatas, que retornavam ao judaísmo, empurrados pelos professores judaizantes.
Portanto nada mais
claro e lógico que a “lei” insistentemente abordada por Paulo
aos gálatas não é outra senão a Lei Cerimonial. É o que diz a Bíblia. Resta de sua parte a decisão para aceitar.
Gálatas
5:1 a 4 – “Estais pois firmes na
liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do
julgo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes
circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo homem
que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados
estais de Cristo, vós, os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.”
Observe
que Paulo novamente enfatiza o tema central especulativo da epístola: a circuncisão.
Os gálatas buscavam com “ousadia e muita severidade” a justificação pelas suas próprias obras, e o apóstolo
sabia que nada disso tinha valor; mesmo que eles observassem todos os ritos
mosaicos com a maior sinceridade, de nada adiantaria. O homem só será
justificado e salvo pela fé em Cristo, nada mais.
Paulo
então determina, como que cansado de falar, argüir e repreender: “Se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos
aproveitará”. E isso é fácil de compreender agora, pelo estudo que
fazemos de toda a epístola de Gálatas.
Cristo
Jesus morreu. Sua morte cancelou a Lei Cerimonial. Agora era
necessário apenas exercer fé no ressurreto Filho de Deus, para que o homem
fosse justificado. Isso é graça. Se os gálatas continuassem a buscar a
justificação pelo cumprimento e prática das obras da Lei Cerimonial,
a graça não teria nenhum valor para eles. Por certo, “da graça cairiam”.
Gálatas
5:6 – “Porque em Jesus Cristo nem
a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma; mas a fé que opera pelo
amor.”
Que
clareza meridiana! Que declaração límpida! Perceptível! Só uma mente
cauterizada, indecisa, deixará de alcançar o que Paulo passou toda a epístola
combatendo, lutando para colocar na mente dos gálatas que o ritual da circuncisão,
sendo parte integrante e saliente dos dogmas cerimoniais, perdera o seu valor e
significado com o advento do Messias. Aliás, para eles isso não era uma
doutrina nova, fora o evangelho que Paulo lhes pregou anteriormente. Eles
haviam aceitado desta forma e até posto em prática, pois o que se depreende do
versículo seguinte é isso, note bem o versículo de Gálatas 5:7.
Gálatas
5:7 – ” Vós corríeis bem; quem
vos impediu para não obedeçais à verdade?”
“Quem
vos impediu…?“
Observe
a enfática indagação de Paulo.
Quem?…
Os professores judaizantes. Eles adoçaram
sua mensagem de tal maneira, que não demorou muito e os gálatas estavam todos
elevados e apegados à circuncisão. Os tais professores, naturalmente, devem
ter-se servido de argumentos contundentes, porque, deixar os ensinamentos de
Paulo anteriormente recebidos, para aceitar aquelas ordenanças agora obsoletas,
apagadas, sem vida, é demais.
Gálatas
5:10 e 12 – “Confio de vós, no Senhor, que não
alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele
quem for, sofrerá a condenação. Tomara até se mutilassem os que vos incitam à
rebeldia.”
Paulo
pregava o evangelho da liberdade. Cristo concedera a liberdade pelo
Evangelho. Fé, somente fé em Seu sacrifício. Fé e testemunho em favor de
Cristo, eis tudo que era necessário. Entretanto, queriam novamente os gálatas
meter-se debaixo da servidão do ritual mosaico; reviver os momentos solenes do
sistema sacrifical e da infinidade de cerimônias, agora inúteis e sem nenhuma
expressão, pois Jesus Cristo, o justo, tornara-Se a oferta viva pelo pecado, o
Cordeiro Pascal, e, assim, abolira a Lei Cerimonial, conforme a mesma segura e
abalizada palavra do apóstolo Paulo em Colossenses 2:14: “Havendo
riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma
maneira nos era contrária, cravando-a na cruz.”
Foi realmente o que
aconteceu. Quando exausto o Salvador expirava na cruz, lá no Templo de
Jerusalém o sacerdote se preparava para oficiar o ritual da tarde, alheio ao magistral
acontecimento daquele fatídico dia. O
cordeirinho estava amarrado sobre o altar, semelhante ao que era feito por
milênios. Naquela tarde, como de costume, o animalzinho seria sacrificado. Ao
bradar Jesus: “está consumado”, toda a natureza se mostrou repulsa
pelo triste quadro, retirando sua luz natural, e os elementos, entrando em
comoção, suspiravam pela vida de Seu Criador, enquanto que miraculosamente, o
cordeiro se desprende do altar e foge, deixando apavorado o sacerdote
ministrante, e, para seu completo desentendimento daquela situação, nota que o
véu do templo, que separava o lugar santo do santíssimo, rasga-se de alto a
baixo por mãos potentes e invisíveis (Mateus 27:51).
Era
o cumprimento in-loco de todas as profecias messiânicas do Antigo Testamento.
Em especial a de Daniel 9:27, que agora cumpre-se fidedignamente:
Daniel
9:27 – “Ele fará firme Aliança com
muitos, por uma semana; na metade fará cessar o sacrifício e a oferta
de manjares…”
Terminara
portanto o ritual que por milênios impressionara os judeus. Pendia altaneiro do
Gólgota o Messias Jesus, e agora, a cruz tornara-se o emblema de fé, símbolo de
salvação. Findara a era da justificação pelas obras
da Lei Cerimonial, e raiava a era da justificação pela fé em Cristo. E
isso os gálatas rejeitavam, absorvidos pelo vento de doutrinas dos “professores
judaizantes”.
Gálatas
6:13 – “Porque nem ainda esses
mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis para
se gloriarem na vossa carne.”
Neste
versículo Paulo deixa claro que todo o tema e preocupação da epístola de
Gálatas, são motivados pela circuncisão. Isso aceitarão os sinceros
de coração que são os “cidadãos do Céu”; porque afirma o apóstolo, aqueles
heréticos ensinadores “professores judaizantes” que despertaram
novamente a circuncisão na igreja dos gálatas, eles mesmos não guardavam
a Lei Cerimonial, por que esta não se compunha apenas do rito da
circuncisão, mas de uma infinidade de ritos
cerimoniais.
Viaje
em pensamento até a Igreja de Corinto, sente-se no primeiro banco, poste-se
diante do Rei do Céu, pois convidamos o campeão da cruz, para pregar um
grandioso sermão para você. Ei-lo:
I
Coríntios 7:19 – “A circuncisão,
em si, não é nada; a incircuncisão também nada é, mas o que
vale é a observância dos mandamentos de Deus.”
Aqui
Paulo define claramente as duas leis do conflito dos gálatas. Nega com
veemência a lei da circuncisão (Cerimonial) e realça os
mandamentos de Deus (Lei Moral). Assim com a descoberta da lei que
Paulo menciona insistente e exaustivamente, na Epístola aos Gálatas, cuja
preocupação geral foi a circuncisão, leva-nos sem dúvida até a Lei
Cerimonial.
A Lei de Deus,
revela a condição do homem, é como um espelho que nos mostra
como estamos, cabe a essa Lei mostrar o nosso pecado, e a Cristo, quando assim
permitimos através da verdadeira fé e obediência, remove-los, nos ajudando
assim a alcançar a graça de Sua salvação.
Esta
gloriosa “lei” que revela a condição do homem, que lhe mostra
o pecado, que é sobretudo o fundamento do Seu governo, de Seu caráter, será
norma de justiça no grande julgamento do Senhor, o DIA DO JUÍZO. (Eclesiastes
12:13 e 14; II Coríntios 5:10)
A
decisão deve ser feita. Lembre-se: você será um vencedor, se for humilde, em
aceitar o que diz a Bíblia.
.
PARTE II>:
.
PARTE II>:
GRIFOS MEUS:
Todas as outras igrejas tentam justificar e até mesmo nos
acusar que nós como ADVENTISTAS DO SETIMO DIA estamos sobre a maldição da lei.
Que vivemos a ANTIGA ALIANÇA e que não estamos na NOVA ALIANÇA.
Chegam a cogitar que se nós vivemos a ANTIGA ALIANÇA
quebramos um mandamento o da “CIRCUCISÃO”.
Isso eu já ouvi de boca de pastores.
Porem eu vos pergunto: Pode um cego guiar outro cego?
Logico que não.
Eles se deparam em apenas aos textos isolados das Santas
Escrituras principalmente as CARTAS DE PAULO.
.
Vamos imaginar que eles estão corretos: Somos Salvos pela
Graça e não necessitamos de MANDAMENTOS.
.
Êxodo 20:
Êxodo 20:
1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito,
da casa da servidão.
OS 10 MANDAMENTOS:
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do
que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da
terra.
5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque
eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos
filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e
guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o
Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia
não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu
servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das
tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e
tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o
dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os
teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a
mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o
seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
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SE TUDO ISSO FOI ABOLIDO ENTÃO EU POSSO:
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O PRIMEIRO MANDAMENTO DIZ: NÃO ADORARAS OUTROS DEUSES. Se a lei não existe eu posso então me curvar diante de outros deuses. Correto?
ERRADO!
SEGUNDA MANDAMENTO: NÃO FARAS PRA TI IMAGENS DE ESCULTURAS.
Se a lei não existe eu posso fazer imagens e adorar. Correto? ERRADO!
TERCEIRO MANDAMENTO:
NÃO PRONUNCIARÁ O NOME DO TEU DEUS EM VÃO. Se a lei foi ab-rogada na cruz (abolida) eu posso então falar em vão
o seu nome. Correto? ERRADO!
QUARTO MANDAMENTO:
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
Se o sábado como eles mesmo falam que foi abolido, então eu posso
adorar a Deus em outros dias da semana, pois sou salvo pela GRAÇA mediante a
minha fé. Correto? ERRADO! Deus não
autoriza a ninguém, nem mesmo um anjo a MUDAR O QUE ELE MESMO ESCREVEU COM SEU
PRÓPRIO DEDO. “ADORAÇÃO só existe em um dia da semana – SÁBADO) inclusive no
NOVO CÉU E NA NOVA TERRA vamos adora o CRIADOR neste dia “
. Veja o que o PROFETA ISAÍAS fala da aqueles que não
obedecem o Senhor:
Isaias 66:
1 Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o
escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu
descanso?
2 A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas
vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e
contrito de espírito, que treme da minha palavra.
3 Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; quem
sacrifica um cordeiro, como o que quebra o pescoço a um cão; quem oferece uma
oblação, como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso, como o que
bendiz a um ídolo. Porquanto eles escolheram os seus próprios caminhos, e tomam
prazer nas suas abominações,
4 também eu escolherei as suas aflições, farei vir sobre
eles aquilo que temiam; porque quando clamei, ninguém respondeu; quando falei,
eles não escutaram, mas fizeram o que era mau aos meus olhos, e escolheram
aquilo em que eu não tinha prazer.
.
22 Pois, como os
novos céus e a nova terra, que hei de fazer, durarão diante de mim, diz o
Senhor, assim durará a vossa posteridade e o vosso nome.
23 E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde
um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o
Senhor.
.
Continuando:
.
QUINTO MANDAMENTO: HONDA TEU PAI E TUA MÃE. Se a lei de Deus
não existe, posso então DESONRAR OS MEUS PAIS. CORRETO? ERRADO!
SEXTO MANDAMENTO: NÃO MATARAS. Posso matar porque sou salvo
pela graça mediante a fé em Cristo Jesus? Logico que não!
.
Esses homens e mulheres falam ao contrario porque não buscam
com humildade conhecer a DEUS e a sua VERDADE, buscam ENCONTRAREM UMA BRECHA
para dizer que nós como Adventistas do Sétimo Dia estamos enganados e errados.
.
O interessante é que:
Tanto os BATISTAS, ASSEMBLEIANOS, PENTECOSTAIS,
NEO-PENTECOSTAIS todos eles falam a mesma língua. Afirmam sem medo de errar que “OS
ADVENTISTAS DO SETINO DIA ESTÃO ERRADOS”.
.
Analisando GÁLATAS verso a verso sei com plena consciência sem
medo de esta no erro pois Paulo esta falando sobre o ASSUNTO DE CIRCUNCISÃO e
INCIRCUNCISÃO... Isso sim, na cruz foi cravado, abolido, exterminado.
Temos a real certeza que somos “SALVOS PELA GRAÇA pois
acreditamos que Jesus morreu por nós” Porem a graça me da direito de desobedecer
a LEI DE DEUS? OS DEZ MANDAMENTOS?
.
ROMANOS: 7: 7 Que
diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado
senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não
dissesse: Não cobiçarás.
8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em
mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o
pecado. (se não existem os 10 MANDAMENTOS, não existiria o PECADO)
11 Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me
enganou, e por ele me matou.
12 De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e
bom.
13 Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas
o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem;
a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente
maligno.
.
O QUE É PECADO?
1 JOÃO 3:
1 JOÃO 3:
4 Todo aquele que PRATICA O PECADO TAMBÉM TRANSGRIDE A LEI DE
DEUS, POIS O PECADO É A TRANSGRESSÃO DA
LEI.
Outras traduções todo aquele vive habitualmente no pecado
também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
.
MATEUS 5:
17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não
vim destruir, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra
passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja
cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por
menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos
céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos
céus.
.
AQUELES QUE DIZER: EU CONHEÇO OS 10 MANDAMENTOS E NÃO GUARDO
porque sou salvo pela GRAÇA mediante a minha fé. Salvará-me?
.
1 JOAO 2: 4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os
seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;
.
1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não
pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo,
o justo.
2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente
pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus
mandamentos.
4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus
mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;
5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se
tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;
6 aquele que diz estar nele, também deve andar como ele
andou.
7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento
antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que
ouvistes.
8 Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é
verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a
verdadeira luz.
9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até
agora está nas trevas.
10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não
há tropeço.
11 Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda
nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os
olhos.
12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são
perdoados por amor do seu nome.
13 Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que é desde
o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno.
14 Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos
escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi,
jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já
vencestes o Maligno.
15 Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o
mundo, o amor do Pai não está nele.
16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne,
a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do
mundo.
17 Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele
que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
.
Qual os outros argumentos que possam existir? Nenhum outro. Agora eu sei com plena CONFIANÇA NAS SANTAS
ESCRITURA DE DEUS que SATANÁS ESTA IRADO, SENTE ODIO, A VONTADE DELE É DE
DESTRUIR UM POVO NA TERRA.
QUE POVO É ESSE?
APOCALIPSE 12:
17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra
aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o
testemunho de Jesus.
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APOCALIPSE 14:
12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam
os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
.
2 PEDRO 3: 14 Pelo
que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que
por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz;
15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor;
como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe
foi dada;
16 como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando
acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos
e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua
própria perdição.
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2 PEDRO 3: 14 Pelo
que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que
por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz;
15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor;
como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe
foi dada;
16 como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando
acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos
e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua
própria perdição.
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Examinar as CARTAS de Paulo buscando encontrar brechas para
poder TRANSGREDIR A LEI DE DEUS, distorcendo as Santas Verdades é o mesmo que
andar no CAMINHO DA PERDIÇÃO.
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POR JOSHUA SOARES.
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