quarta-feira, 4 de junho de 2014

Sou eu um membro da Tribo de Dã?



Ilustração: Explicação sobre os 144 mil.

Introdução: Apocalipse 7:4

No registro das tribos encontradas em apocalipse 7, a última vez em que se menciona as 12 tribos na Bíblia, o relato fala dos 144.000, um grupo especial, que venceram todas as suas batalhas, são irrepreensíveis, derrotaram satanás e seus anjos.

Apocalipse 7:9
Características das Tribos:Havia entre o grupo dos 144.000, representantes de todas as tribos de Israel. Aí encontramos:
• Ruben tendo vencido todas as suas fraquezas,
• Simeão e Levi neste tempo já estão com a vida transformada.
• Judá estava reconciliado com seus irmãos.
• Issacar e Zebulon estão em seus lugares.
• Quando chamados ali respondem Gade, Aser, Naftalí juntamente com manasses e Benjamim.

Comentário: Todos têm uma historia, de lutas e vitórias, fracassos e sucessos, mas enfim, pelo sangue de Jesus venceram estes os que lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Ausência da Tribo de Dã
Ao fazermos uma leitura mais detalhada, percebemos algo interessante, existe entre os filhos de Jacó, uma ausência, uma das tribos não é mencionada em apocalipse, e esta é a tribo de Dã.

Relato Histórico da Tribo de DãEm Gênesis 49, Jacó chama seus filhos e dá a eles as ultimas orientações, ali encontramos a tribo de Dã. O profeta Ezequiel no capítulo 48 ao relatar as terras que cada tribo recebeu menciona Dã recebendo sua porção.

Mas entre o tempo de Ezequiel e o tempo em que João, algo aconteceu fazendo com que Dã excedesse em impiedade os demais irmãos, as demais tribos, a ponto de ser excluído de seus irmãos e excluído da herança eterna.

Perguntas para ConsiderarMas o que será que ocorreu de tão terrível que deixou Dã e seus membros fora do Céu? O que será que eles fizeram de tão abominável aos olhos de Deus que os deixou fora do lar celestial?

EXPLICANDO:

Gen. 49:1 e 2

• Jacó chama seus filhos,
• Dá a cada um deles uma benção e lhes faz saber algumas coisas que ocorreriam no futuro
• Tentar preveni-los de errarem.
• Começa com Ruben, Ruben meu filho você..., Simeão..., Leví..., Até chegar no V. 16 em Dã. Dã será a tribo que julgará seu povo.

Grande Elogio foi dado a Dã!
Ter a capacidade de fazer juízo, ser aquele que deveria julgar. Que valioso dom, pois é preciso muita capacidade para ser juiz. Isto exige uma penetrante visão da natureza humana com toda sua complexidade, exige uma exata percepção do certo e do errado, é necessário juízo equilibrado.

Nenhum Rubem poderia entrar aí, nenhum apaixonado Simeão, nenhum tardio Issacar. Dã sobressai a todos eles, perspicaz, varonil, alerta.

Dã deveria ter se tornado um colaborador de seus irmãos, deveria ser uma poderosa força para o bem em Israel.

O Problema da Tribo de Dã.Virtude ou problema? Gen. 49: 17

Comentário: Faça em sua mente o seguinte quadro: uma pessoa em seu cavalo passando por um caminho envolvido de arbustos, no meio destes arbustos está uma serpente à espreita, só esperando o cavalo passar, então salta, morde o calcanhar do cavalo, fazendo-o empinar e atirando o cavaleiro para trás ferindo-o profundamente, talvez até matando.

O grande problema de Dã, foi não ter seguido o plano de Deus, e desviado de Sua vontade.

Por que ficaram fora do Céu?
1. Falso testemunho.
2. Mordiam por trás querendo aparentemente ajudar.
3. Levantavam boatos, falavam sem ter certeza, se o fato era ou não verdade.

É o terrível pecado do mexerico, da calúnia, da difamação.

Fico a pensar:
Será que eu não faço parte da tribo de Dã?
Será que não estou envolvido em alguns destes erros?


GERALMENTE:
• O irmão Danita não tem a real noção de quem é, e dos inúmeros erros que tem.
• Não conseguimos fazer uma análise de nós mesmos e perceber que temos maiores erros.

Mateus 7:3-5.

Argueiro é um pequeno cisco, trave é um grande pedaço de madeira.

O IRMÃO E A IRMÃ DANITA, AO JULGAR OS OUTROS:
• Aumentam seus defeitos • Diminuem suas virtudes.
• Comigo tudo bem, com os outros tudo mau. Isto não é nada mais nada menos que orgulho próprio em dose concentrada.

Ex: FARISEU X PUBLICANOFariseu: graças a Deus porque não sou como os demais membros da minha igreja, graças a Deus que não tenho os pecados do irmão A, B, ou C têm. Graças a Deus, pois sou melhor que eles. Em outras palavras: comigo tudo bem com eles tudo terrível.

Este tipo de cristão que faz parte dos Danitas, ao agir desta forma se coloca totalmente fora do alcance da possibilidade de arrependimento e obstrui o trabalho do Espírito Santo, pois o Espírito Santo não trabalha em corações de homens e mulheres mordazes. E quão terrível é alguém não ter em sua vida o Espírito Santo.

A Grande tragédia dos discípulos de DãA grande tragédia é que o irmão Dã vai se perder, mas o pior é que não vai sozinho, pois levará outros a se perderem por sua influencia maléfica. É por isso irmãos que Deus é tão severo e não tolera este pecado.

I Cor. 6:9 e 10, A Bíblia é clara sem mais palavras.

O QUE É UM MALDIZENTE?
É um boateiro, pessoa de língua solta. É aquele que na frente sorri, mas nas costas fala mal a nosso respeito. Paulo o coloca entre os principais pecados e diz que nenhum que esteja nele envolvido herdará o céu! Maldizente é o explorador de escândalos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário